terça-feira, 29 de novembro de 2011

Guarda Municipal de mangaratiba forma primeiro grupamento ambiental da costa verde

Secretaria de Segurança de Mangaratiba capacita agentes no curso de Guarda Ambiental.

Dezessete agentes da Guarda Municipal de Mangaratiba encerraram no último domingo, dia 6, o curso de Guarda Ambiental. O curso é fruto de um convênio da secretaria de Segurança de Mangaratiba com a prefeitura de Paracambi. As aulas, oficinas e palestras foram ministradas no Parque do Curió, em Paracambi.

Segundo o secretário de Segurança de Mangaratiba Otávio Seiler, o curso serviu para habilitar os guardas que vão compor o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA). “Esses agentes vão agir em conjunto com a secretaria de Meio Ambiente do Município atuando para proteger a fauna a flora e as riquezas ambientais da nossa região”, afirmou.

Os guardas tiveram durante doze dias aulas de legislação ambiental, busca, resgate e salvamento em área de floresta, salvamento em meio aquático, prevenção, combate e extinção de incêndio florestal, defesa e retenção de armamento, técnicas verticais, operação tática com faca, pré-hospitalar básico, técnicas de sobrevivência e deslocamento com mapa e bússola. Os agentes ainda participaram de um curso de sobrevivência na Serra do Piloto, que durou três dias.

O curso contou com a presença de instrutores do comando dos fuzileiros navais e do presidente do movimento de segurança nas cidades Jorge Heleno. Os guardas tiveram também palestras com funcionários da prefeitura de Paracambi que são especialistas na área. A formatura do curso de Guarda Ambiental assim como a entrega dos certificados será no próximo dia 25 de novembro, em Mangaratiba, em local ainda a ser confirmado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário